A escola, localizada em Poconé (MT), figura entre as três instituições mato-grossenses com maior número de medalhas de ouro
Alunos do Complexo Educacional Sesc Pantanal tiveram destaque nacional na edição de 2025 da Olímpiada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), com a conquista de duas medalhas de ouro, uma de prata, uma de bronze e seis menções honrosas. Os resultados colocam Poconé (MT), município de pouco mais de 31 mil habitantes, entre os destaques da educação em Mato Grosso.
O Complexo Educacional Sesc Pantanal faz parte do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, inciativa do Sistema CNC-Sesc-Senac, e, segundo os resultados oficiais da ONEE, a escola figura entre as três instituições mato-grossenses com maior número de medalhas de ouro. O desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental II chama atenção não apenas pelos números, mas pelo contexto. A unidade foi a única escola representante de Poconé superando o desempenho de instituições de cidades de maior porte, como Cuiabá (650 mil habitantes) e Várzea Grande (300 mil habitantes).
O bom desempenho dos alunos dialoga com o próprio conceito da escola, cujo projeto arquitetônico é referência em sustentabilidade. Assinada pelo arquiteto José Portocarrero, professor e doutor em habitações indígenas brasileiras, a unidade combina inovação, tecnologia ancestral e respeito ao ambiente. Inspirada em elementos da arquitetura indígena, a construção aproveita a iluminação natural e é suspensa do solo, o que favorece a ventilação e o conforto térmico, reduzindo significativamente o consumo de energia elétrica.
Para o professor de matemática, Kempes Bidoia, o resultado é motivo de orgulho para o município. “Estar entre os três primeiros do Estado é uma conquista significativa, especialmente por sermos a única escola de Poconé a participar. Competimos com cidades muito maiores e ainda assim conquistamos duas medalhas de ouro. Esse resultado mostra o quanto nossos alunos estão preparados e engajados em temas que contribuem para um futuro mais sustentável”, destaca.
A aluna Letícia Marques Fernandes, medalhista de bronze, também compartilhou sua experiência: “Foi muito enriquecedora e ampliou meu conhecimento sobre o uso consciente da energia e a sustentabilidade. Os jogos educativos tornaram o aprendizado mais interessante, e a escola teve um papel essencial ao nos incentivar e promover o crescimento pessoal e acadêmico”, declara.
A gerente-geral do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Cristina Cuiabália, destaca que a conquista reforça o papel da educação na formação de cidadãos conscientes.
“Essas conquistas refletem o quanto a educação pode transformar realidades. Ao incentivar o pensamento crítico, científico, com conteúdos e métodos que formam para a cidadania, a escola forma jovens comprometidos com a realidade local e com o futuro do planeta”, conclui.
Aline Sales, João Victor Macedo, Lorena de Arruda, Letícia Fernandes, Anna Júlia Fernandes, Emilly Gonçalves, Francisca Fenelon, Isabella Semedo, Kauan Silva e Sophia Toledo, são os estudantes do 8º e 9º ano que representaram o Complexo Educacional, orientados pelos professores Charles Bronson, Flávio Assumpção e Kempes Bidoia.
Promovida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a competição reuniu mais de duzentos mil alunos de todo o país. Para saber mais sobre a Olímpiada, acesse: onee.org.br
Outras conquistas
No mês de maio, o Complexo Educacional Sesc Pantanal também foi destaque na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), com seis alunos medalhistas entre 155 participantes do 6º ao 9º ano. Sendo eles: Ana Thalita do Carmo, Aniélly Silva, Annelize Silva e Luana das Neves, medalhistas de ouro; Analice Bastos, medalhista de prata e Cecília Seba, medalhista de Bronze
COMENTE ABAIXO:






















