CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Com mais de 200 mil seguidores, cuiabana cria conteúdo sobre doramas e ganha visibilidade no Instagram

publicidade

dorameira leidy

Da Redação – Bruna Barbosa

Foto: Reprodução

Apaixonada por romances, a influenciadora Leidy Alves, de 34 anos, buscava por uma novidade quando encontrou o primeiro dorama que assistiu na vida: ‘Paixão Imprevista’, na Netflix. Na história, uma jovem vai contra os desejos da família rica ao se passar por uma universitária comum e conhecer um cantor pop. A trama tem os clichês do ódio à primeira vista que acaba se tornando um amor profundo.

“Eu assistia séries turcas, então já tinha o hábito das legendas, porque não encontrava dublado, decidi assistir o dorama chinês e achei legal, bem fofinho, era um romance”, lembra a influenciadora.

Para Leidy, o drama chinês acendeu um interesse pelos romances que parecia perdido. Curiosa sobre as séries asiáticas, ela decidiu ir em busca de mais informações na internet e descobriu que, no Brasil, elas ganharam um nome específico: dorama. No Facebook, ela encontrou comunidades de fãs e passou a consumir ainda mais produções da Ásia.

“Usava muito o Facebook, então olhava muito as comunidades e grupos que comentavam sobre as séries turcas, então fui ver se tinha sobre as séries asiáticas, até então não sabia que eram chamadas de doramas. Comecei a encontrar grupos e as pessoas comentando sobre doramas, achava que estavam escrevendo ‘drama’ errado”.

Em 2020 ela criou o primeiro perfil no Instagram para produzir conteúdo sobre doramas e k-pop, apesar de ter focado mais no estilo musical coreano naquela época. Para a cuiabana, era apenas uma forma de conhecer novas pessoas que também eram apaixonadas pela Coreia do Sul.

“Passou um tempo e criei uma nova página, decidida a começar a me dedicar mais aos doramas. Foi quando criei o ‘Cantinho Asiático da Leide’, coloquei esse nome primeiro naquela época e comecei a postar mais sobre doramas. Mas teve um tempo que tive um bloqueio de rede social e até mesmo dos doramas, porque estava vendo muito”.

A pausa fez Leidy deixar o perfil de lado até 2022, quando a estreia do dorama “Sorriso Real”, em que um herdeiro charmoso disputa a herança de rede de hoteis, mas se apaixona por uma mulher carismática e seu enorme sorriso, fez a influenciadora voltar para o Instagram que dedicava aos doramas.

O retorno gerou surpresa, já que ela se deparou com o boom dos dramas asiáticos, que se tornaram uma febre entre os brasileiros durante a pandemia da covid-19.

“Muitas pessoas tinham virado dorameiras, a Netflix começou a dublar doramas e foi alcançando mais público. Voltei a postar, mas sempre com a visão de ser divertido, não estava tentando me tornar uma influencer”.

Leia Também:  PROJETO SOCIAL Caravana da Rua Para Rua realiza última ação na praça do Porto neste sábado

Apesar da ideia de usar o perfil apenas como forma de se conectar com outros fãs de dorama, alguns vídeos de Leidy viralizaram, fazendo com que começassem a surgir as primeiras parcerias e o desejo de mostrar o próprio rosto na tela, já que antes ela não aparecia nos conteúdos que produzia.

“Quando voltei a postar, mudei o nome do perfil para ‘Dorameira Leidy’, porque queria mostrar que atrás daquela tela tinha uma pessoa, queria ter esse contato com as minhas seguidoras, porque percebia que muitas pessoas gostavam de mim. Muitas pessoas não sabiam quem era a Leidy”.

Notada pela Coca-Cola e Netflix 

Como sempre gostou de manter o contato com os seguidores, que hoje já somam 218 mil no perfil do Instagram, Leidy sempre teve o hábito de responder as mensagens que chegavam. Até hoje ela se lembra da surpresa ao perceber que tinha recebido uma solicitação do perfil da Coca-Cola na rede social.

“Queriam enviar um presente para fazer uma divulgação. Aceitei a proposta meio duvidando, achando que não era real e veio mesmo um pacote da Coca-Cola, depois veio da Netflix… Fechei várias parcerias e desde então tenho crescido, estou sendo reconhecida por muitas empresas e por muitas seguidoras”.

A ideia de começar a mostrar o próprio rosto no Instagram fez com que o conteúdo de Leidy fosse notado por novas marcas e, hoje, ela já consegue ter os primeiros retornos financeiros com o perfil.

“De um tempo para cá tenho começado, ainda é bem pouco. Muitas pessoas ainda não me conhecem, porque não comecei desde sempre com meu rosto, agora que comecei a fazer isso, mas já fui muito surpreendida, por exemplo fui em um evento de um ator coreano que esteve no Brasil e tinham pessoas gritando meu nome”.

O reconhecimento também passou a ser uma realidade em Cuiabá e é motivo de felicidade para Leidy, que conta que sempre gostou de se comunicar. “Um dia saí com a mãe de uma amiguinha da escola da minha filha, ela convidou a mãe da outra amiguinha que eu não conhecia, passou um tempo ela perguntou: ‘Qual seu Instagram?’ Falei que tinha dois, um pessoal e um de dorama. E ela disse: ‘Menina de Deus, eu acho que te sigo, te acompanho todos os dias, estou tremendo’. Foi só risada, para mim foi uma surpresa, fiquei boba, não esperava realmente”.

Leia Também:  Ehhhhhh. Mendes dando baile no Roda Viva.

Romance nos doramas 

Leidy se define como uma mulher romântica que tem na lista de filmes preferidos clássicos do gênero como “Titanic” e “O Melhor Amigo da Noiva”. Para ela, os dramas recuperaram um “romantismo perdido”, que ela sentia saudade de ver nos filmes e séries há um tempo.

“Você vai ver um filme de romance e é muita pornografia, eles levam mais para o lado sexual, não que não tenha isso nos doramas, mas o que eles relatam mais é a preza mesmo, o amor, o carinho, o cuidado que o homem tem com a mulher, aquela proteção. Tem desaparecido isso dos filmes americanos e brasileiros.”.

No entanto, a influenciadora ressalta que os doramas não se resumem aos romances, mas também possuem narrativas de terror, suspense e ação, por exemplo. “Aqui em casa meu  marido assiste dorama comigo, ele não gosta de romances, não faz muito o estilo dele, mas ele gosta de ação. Tem dorama de ação, de terror… Na verdade, o nome dorama vem do japonês, que é o nome que eles falam para drama e vem de dramaturgia. Pode ser de qualquer gênero”.

A cuiabana também explica que se desvencilhar de consumir apenas produções dos Estados Unidos, por exemplo, pode ser enriquecedor. Ela conta que antes de assistir aos doramas sabia quase nada sobre a cultura da Coreia do Sul e, hoje, sonha em visitar o país, além de estar fazendo aulas de coreano.

“Não consigo me comunicar em coreano, mas vai criando uma familiaridade. Às vezes estou assistindo um dorama, escuto uma palavra e sei que a tradução não está exata. Sonho em visitar a Coreia do Sul, gosto da cultura, acho o país muito bonito. Sem contar que acho que estando lá, você acaba se sentindo dentro dos doramas mesmo. Acho que ir para a Coreia do Sul é viver um pouco do seu dorama favorito”.

Confira as indicações de Leidy:

Doramas de Romance

  • Pousando no amor
  • Tudo bem não ser normal
  • Sorriso Real
  • Pretendente surpresa

Doramas de Ação 

  • Cães de caça
  • Uma loja para assassinos
  • My name
  • A lição

Doramas de Fantasia

  • Alquimia das almas
  • O jogo da morte
  • Caçadores de demônios
  • Desgraça ao seu dispor

Doramas de Drama

  • Boa, má mãe
  • Uma advogada extraordinária
  • A caminho do céu
  • Papel de rainha

Doramas de terror

  • Sweet Home
  • Kingdon
  • A Criatura de Gyeongseong
  • Hellbound
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide