Localizada na Comunidade Jurumirim, em Cuiabá, a CoopUnião atua com a ajuda da DPEMT desde 2014
Por Paulo Henrique Fanaia Andressa Vaz
Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) foi até a Comunidade Jurumirim, na estrada da Ponte de Ferro, em Cuiabá, para tirar algumas dúvidas com os catadores de materiais recicláveis da CoopUnião sobre a necessidade de lavar, ou não, as embalagens de leite, suco, produtos de limpeza e afins para mandar para a reciclagem. No segundo vídeo da campanha “Fato ou Fake: Reciclagem“, a DPEMT convidou os cooperados da CoopUnião para contar um pouco a sua história e falar sobre educação ambiental.
Fundada em 2014 com a ajuda do DPEMT e do Ministério Público, a CoopUnião era composta por cerca de 30 catadores de materiais recicláveis do antigo aterro sanitário de Cuiabá. Atualmente, a cooperativa é presidida por Andressa Brasil Gomes, que atua ao lado de sete catadores internos e sete externos.
“Em maio deste ano fomos despejados do nosso antigo endereço devido ao corte do contrato que tínhamos com a prefeitura de Cuiabá. Hoje estamos recomeçando em novo endereço aqui na Comunidade Jurumirim. A cooperativa é uma fonte de renda para os catadores. Nós atuamos em empresas, escolas, condomínios e residências realizando a coleta de material reciclável e também a educação ambiental. Nosso trabalho é muito grande, mas estamos aqui fazendo uma ação para as futuras gerações, pensando no meio ambiente”, afirma Andressa Brasil.
































