CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Crianças com altas habilidades intelectuais costumam ter essa pequena peculiaridade que outras não têm, segundo três especialistas

publicidade

O habito pode refletir o interesse dessas crianças em ampliar o vocabulário; saiba mais
Por:
Sabrina Costa
Biljana Martinić/Unsplash
Foto: Minha Vida
O termo “superdotado” é cientificamente controverso. Neurocientistas e psicólogos afirmam que somente crianças com quociente de inteligência (QI) acima da média são superdotadas, segundo a Escala de Inteligência Stanford-Binet, desenvolvida pelo psicólogo Lewis Terman, que mede a inteligência e a capacidade cognitiva por meio de vários fatores. De acordo com essa definição, uma pessoa superdotada é aquela que obtém mais de 180 pontos em um teste de QI, e aquelas que obtêm pontuação acima de 130 têm altas habilidades intelectuais.

Segundo a Dra. Esther Martínez, especialista em pediatria, apenas uma em cada 100 crianças possuem altas habilidades intelectuais e uma em um milhão tem mais de 180 pontos em um teste de QI. No entanto, psicólogos educacionais e treinadores esportivos, para citar alguns exemplos, afirmam que as crianças com altas habilidades em várias áreas também são superdotadas.

Se considerarmos o significado mais difundido, as crianças com altas habilidades se destacam das demais por serem capazes de assimilar conhecimentos rapidamente. Mas essa não é a única característica que elas têm. Elas são curiosas e ativas, observadoras, perfeccionistas e autônomas.

Leia Também:  SAÚDE DO HOMEM Mato Grosso deve ter 1.000 novos casos de câncer de próstata no ano, alerta urologista

Mas há um comportamento ou peculiaridade que, segundo os especialistas, costuma ser um indicador claro de altas habilidades: um hábito de leitura incomum.

O hábito de ler o dicionário

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/criancas-com-altas-habilidades-intelectuais-costumam-ter-essa-pequena-peculiaridade-que-outras-nao-tem-segundo-tres-especialistas,b3b1e7f527a6a29757636ad8739aa7e8rwnaux17.html?utm_source=clipboard

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide