A proposta cultural reúne jovens e adolescentes para dançar manifestações artísticas culturais da região, sendo executado pelo grupo folclórico Balaio de Gato.
O produtor cultural, cantor e coreógrafo Jefferson Cristiano Amorim da Silva, faz o personagem “Pajé”, índio curandeiro da tribo “Berí Poconé”.
Tendo em vista a importância dessa manifestação folclórica a Lei Paulo Gustavo, pelo Edital Chamamento Público 002/2024, contemplou o Projeto Cultural “Dança boi a serra”.
O edital de incentivo para ações culturais nos municípios, foi realizado pela Prefeitura Municipal de Poconé.
![]()
A Produção executiva foi feita pelo jovem Jefferson Cristiano Amorim da Silva, tendo como assessoria de comunicação o “MT Total”, assessoria de produção o Mestre Luís Antônio de Oliveira Cunha e Direção Geral de Vavá Rosa.
Jefferson é o coreógrafo do Grupo cultural Balaio de Gato, presidido pelo Mestre Luís Antônio. O Grupo tem a proposta de apresentar danças com expressões da cultura regional.
A Dança boi a serra proporciona experiência inicial de dança para jovens e adolescentes da periferia.

Nesse espetáculo teve a participação de até 25 jovens e adolescentes se apresentando.
O projeto atingiu mais 300 pessoas diretamente, em suas três apresentações gratuitas, nas escolas e creches públicas do município de Poconé, que ocorreram no final de agosto e início de setembro de 2024.
Esta ação reconhece a importância da dança e da expressão ao transmitir o sentimento do poconeano em defesa do meio ambiente através do teatro.
Suas conquistas está em perpetuar a atenção da sociedade com causas culturais.
O PRODUTOR:

Jefferson Cristiano Amorim da Silva é cantor e intérprete musical, bastante conhecido nas noites poconeanas.
Além de dançarino, é figurinista artesanal, pois trabalha também com reaproveitamento de materiais para finalizar as roupas do grupo.
Como coreógrafo de dança e expressões culturais regionais é colaborador de movimentos sociais, esportivos e culturais da periferia.
Jefferson é um entre tantos jovens que preservam as tradicionais festas de Santo e Rezas Cantadas realizadas por moradores das comunidades periféricas, entre elas os Bairros Aeroporto, Jurumirim e Jardim das Palmeiras em Poconé.
ASSISTA O MAKING OFF:



























