Programa foi anunciado por Eduardo Riedel (PSDB) na sessão inaugural da Assembleia Legislativa em fevereiro
Por Fernanda Palheta
Governador Eduardo Riedel (PSDB) durante entrevista ao Campo Grande News (Foto: Paulo Francis)
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), vai lançar no dia 27 de março o Pacto Pantanal, uma iniciativa para monetizar áreas preservadas, ampliar a educação ambiental e fortalecer comunidades tradicionais, além do reforçar as brigadas de incêndio no bioma.
Na data, ainda serão lançados os PASs (Programas de Pagamento a Serviços Ambientais) e o Pantanaltec, que também terá uma expedição.
Em fevereiro Riedel anunciou o programa na sessão inaugural da Assembleia Legislativa. Na ocasião garantiu que haverá reforço para o combate aos incêndios no bioma com novas bases avançadas, comunicação integrada, resgate de animais silvestres, investimento em mobilidade, integração e saneamento básico na região.
Sobre a monetização de áreas privadas, ele justifica o projeto dizendo que o Estado assiste há anos um volume importante de investimentos no âmbito e que atualmente existem cerca de 65 bilhões de reais em arrendamento, espalhados por todo o Estado.
Após o anúncio, o tucano, em um ato simbólico, marcou a regulamentação do Fundo Clima Pantanal, com o investimento no valor de R$ 40 milhões.
“Esse decreto faz parte de um processo que começamos desde a Lei do Pantanal que fizemos juntos. O fundo é instrumento importante para financiar as ações de preservação do bioma. É um passo ainda maior para que chegue a um produto, com foco na valorização das ações sustentáveis do homem pantaneiro”, destacou durante a assinatura…. veja mais em https://www.campograndenews.com.br/politica/governo-lanca-pacto-do-pantanal-no-dia-27-de-marco