CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Medtronic traz novidades sobre a intenção de criar uma empresa independente focada em diabetes

publicidade

Matheus Duarte

Medtronic traz novidades sobre a intenção de criar uma empresa independente focada em diabetes 

Espera-se que a nova companhia, que deve chegar ao mercado até o final de 2026 em nível mundial, atue de forma independente para acelerar o desenvolvimento de terapias e ampliar o acesso a novas indicações

Outubro de 2025 – A Medtronic, líder global em tecnologia para a saúde, revelou novas informações sobre a intenção da chegada da MiniMed ao Brasil — uma nova empresa focada exclusivamente em soluções e terapias para o tratamento do diabetes. As novidades, trazidas durante o Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) de 2025, marcam um novo capítulo no tratamento do diabetes no país, com o objetivo de acelerar a inovação e ampliar o alcance de tecnologias que transformam vidas.

A intenção de criar a MiniMed ocorre em um momento crucial, considerando que:

  • O Brasil é o 6º país do mundo em prevalência de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) entre crianças e adolescentes;
  • 1 em cada 9 pessoas tem diabetes no Brasil;
  • De acordo com Sociedade Brasileira de Diabetes, cerca de 600 mil pessoas possuem DM1 no Brasil;
  • Dados indicam que, em 2022, 26 mil jovens morreram por falta de diagnóstico adequado;
  • Cada pessoa com DM1 perde, em média, 33,2 anos de vida saudável, se diagnosticados aos 10 anos.

Estes são alertas para a necessidade urgente de tratamentos eficazes e acessíveis. “A MiniMed representa um passo estratégico e necessário para impulsionar o desenvolvimento de novas terapias e expandir o alcance da tecnologia a mais pacientes. Ter uma estrutura dedicada à essa condição nos dá agilidade para parcerias estratégicas e para avançar em novas indicações, incluindo pacientes com diabetes tipo 2, gestantes e crianças a partir de dois anos”, afirma Gisela Bellinello, vice-presidente da Medtronic no Brasil.

Leia Também:  SAÚDE Epilepsia: Mitos e verdades sobre a doença neurológica que ainda enfrenta preconceitos

Os planos de chegada da empresa ao Brasil ocorrerem após um movimento global da Medtronic que anunciou a intenção de criar a MiniMed em maio de 2025, com o objetivo de transformar sua unidade de negócios de Diabetes em uma empresa independente e líder global em gestão intensiva de insulina. A decisão, que deve se concretizar até a segunda metade de 2026 por meio de uma oferta pública inicial (IPO) nos Estados Unidos e cisão subsequente, reflete a estratégia da Medtronic de aumentar o foco em áreas de alto crescimento e fortalecer sua atuação em inovação.

A nova companhia nasce com uma estrutura global robusta, formada por mais de 8 mil colaboradores e presença comercial em diversos países, além de sistemas próprios de inovação, manufatura e qualidade, e conta com 40 anos de experiência no desenvolvimento de tecnologia inovadora. A MiniMed será a única empresa do setor a oferecer um ecossistema completo de soluções integradas para o manejo automatizado da insulina, incluindo sistemas inteligentes de infusão contínua de insulina, sensores de glicose e algoritmos de controle em tempo real; tecnologias que proporcionam maior liberdade e segurança para pessoas que vivem com diabetes.

A expectativa é que a movimentação permita investimentos mais direcionados em pesquisa e desenvolvimento, além de ganhos de escala e automação produtiva, impulsionando a expansão da companhia em administração automatizada de insulina.

Do controle manual à liberdade automatizada 

O tratamento do diabetes tipo 1 exige uma rotina intensa de monitoramento e aplicação de insulina, o que impacta profundamente a qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. A tecnologia tem se mostrado uma aliada fundamental: estudos indicam que o acesso universal a bombas de insulina e sistemas de monitorização contínua de glicose (CGM) poderia preservar até 56 mil vidas no Brasil até 2040.

Leia Também:  Parceria entre IDOMED e SBO oferece curso de Retina e Vítreo com foco em formação médica de excelência

Porém, no Brasil aproximadamente apenas 2% da população de DM1 utiliza essas tecnologias, uma diferença 28% menor em comparação com os Estados Unidos, onde 30% dos pacientes utilizam.

Com a MiniMed, a expectativa é continuar fortalecendo o ecossistema de inovação no tratamento do diabetes, oferecendo aos pacientes brasileiros sistemas automatizados de infusão de insulina que imitam a função de um pâncreas saudável, reduzem as picadas diárias e ajudam a prevenir crises de hipo e hiperglicemia — garantindo mais liberdade e segurança no controle da condição.

Até a chegada da MiniMed, a Medtronic continuará oferecendo os mesmos serviços e cuidados relacionados ao diabetes que disponibiliza atualmente no país.

Sobre a Medtronic – Pensamento ousado. Ações mais ousadas. Nós somos a Medtronic. A empresa possui sede em Dublin, na Irlanda, e é a líder global em tecnologia de saúde que combate corajosamente os problemas de saúde mais desafiadores que a humanidade enfrenta, pesquisando e encontrando soluções. Nossa missão – aliviar a dor, restabelecer a saúde e prolongar a vida – une uma equipe global de mais de 90.000 pessoas em mais de 150 países. Nossas tecnologias e terapias tratam 70 condições de saúde e incluem dispositivos cardíacos, cirurgia robótica, bombas de insulina, equipamentos cirúrgicos, sistemas de monitoramento de pacientes e muito mais. Alimentados por nosso conhecimento diversificado, curiosidade insaciável e desejo de ajudar todos aqueles que precisam, oferecemos tecnologias inovadoras que transformam a vida de duas pessoas a cada segundo, a cada hora, a cada dia. Espere mais de nós à medida que capacitamos cuidados orientados por insights, experiências que colocam as pessoas em primeiro lugar e resultados melhores para o nosso mundo. Em tudo o que fazemos, estamos projetando o extraordinário.

Mais informações para imprensa:

  • Matheus Duarte
COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide