Área de saúde é uma das que mais demanda mão de obra em Mato Grosso
Instrutores da área de saúde do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) participarão de uma capacitação no Senac de Sorriso nos dias 27 e 28 de maio. A formação é voltada à metodologia aplicada para o ensino nos laboratórios de simulação realística, que conta com duas unidades no estado: uma no Senac Boa Esperança, em Cuiabá, e outra no Senac de Sorriso.
O “Senac Saúde” é um evento realizado anualmente pela instituição para promoção de ações voltadas à saúde, conhecimento e integração, com foco em alunos, equipe e sociedade. A edição de 2026 já teve dois dias de capacitação em Cuiabá, realizada em 7 e 8 de maio nos Centros de Educação Profissional (CEPs) do Boa Esperança e o Quantum. Na capital, a capacitação reuniu 25 instrutores. Para Sorriso é esperado o mesmo número, totalizando um público de 50 instrutores nesta edição.
A capacitação é essencial para a manutenção da qualidade na formação profissional realizada pelo Senac-MT nos cursos da área de saúde. A instituição conta com 48 cursos nesta área em todo o estado, incluindo de curta duração, técnicos e especializações técnicas. No ano passado, 2.277 alunos se qualificaram em saúde pelo Senac-MT, o que demonstra a alta demanda por formação neste segmento.
O Senac Saúde abrange os instrutores de todo o estado. Em Cuiabá, estiveram profissionais da capital e também de Cáceres, Primavera do Leste, Tangará da Serra e Barra do Garças. Já Sorriso reunirá os instrutores da própria cidade, de Rondonópolis, Sinop, Colíder e Nova Mutum.
A analista de serviços educacionais do Senac, Rafaela Silva, informa que a capacitação é realizada em dois dias, sendo o primeiro voltado às atividades teóricas, enquanto as práticas ocorrem nos laboratórios de Simulação Realística no segundo dia, onde as metodologias ensinadas são aplicadas com o uso de um manequim simulador humano de alta fidelidade, o SimMan Plus.
As instrutoras da formação, Melissa Evangelista, Ariana Nunes e Jussara Pires são do quadro do próprio Senac Mato Grosso e passaram por formação e capacitação promovida pelo Departamento Nacional do Senac.
“Ao longo da implantação do Laboratório de Simulação Realística no CEP Cuiabá, elas aprimoraram continuamente suas práticas, desenvolvendo domínio técnico e excelência na aplicação da metodologia, tornando-se referências na utilização do método”, informa Rafaela Silva.
Cursos de saúde do Senac oferecem tecnologia de ponta em laboratórios
O Senac conta com mais de 40 cursos de qualificação e de formação profissional na área de saúde. Os mais demandados em 2025 foram os de Prestação de Primeiros Socorros, Técnicas de Aplicação de Injeção, Cuidador de Idoso e Técnico em Enfermagem.
As unidades de ensino do Senac oferecem laboratórios de saúde e enfermagem estruturados com equipamentos e recursos de ponta para as práticas de ensino.
Além destes laboratórios, as unidades de Cuiabá e Sorriso também oferecem laboratórios completos de simulação realística compostos por três ambientes: sala de controle, sala de procedimentos e sala de debriefing (onde instrutores e estudantes se reúnem após as simulações para refletir, discutir e analisar as atividades realizadas).
Os laboratórios de simulação realística contam com um manequim de alta fidelidade que simula com precisão condições clínicas humanas. O SimMan 3G Plus é um simulador de pacientes adultos de alta fidelidade, que respira, transpira, pisca, chora, apresenta sinais vitais aferíveis e permite intervenções clínicas como se fosse um ser humano.
Área de saúde está em constante expansão
O mercado de trabalho de saúde em Mato Grosso é marcado por forte expansão e alta empregabilidade, impulsionado pelo envelhecimento populacional e pelo crescimento da rede de atenção em saúde pública e privada. O setor absorve massivamente técnicos e profissionais de nível superior, sendo a área de enfermagem uma das mais necessitadas de mão de obra.
Dados de abril do Datasus, do Ministério da Saúde, apontam que o setor emprega cerca de 112,3 mil profissionais em Mato Grosso, sendo que quase um quarto deste número está concentrado na capital Cuiabá, que reúne 28,5 mil profissionais contratados. O levantamento demonstra uma alta de cerca de 10% nessa força de trabalho no período de um ano, já que o saldo era de 102,4 mil em abril do ano passado.
O Datasus indica que a área de técnicos de enfermagem está entre as que mais crescem. O saldo destes profissionais atuantes em estabelecimentos de saúde saltou de 16,8 mil para 18,6 mil no período de um ano, alta de 10,5%. Dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, indicam que o setor de saúde abriu mais de 1,4 mil vagas apenas nos três primeiros meses de 2026.
“O setor de saúde está em franca expansão e necessita de mão de obra qualificada e preparada. E no Senac-MT, estes profissionais encontram uma das melhores estruturas para saírem totalmente preparados para o mercado de trabalho, unindo a teoria e a prática para uma atuação com excelência, em uma área sensível como esta requer, já que lida com vidas humanas”, avalia Edson Dahmer, diretor regional do Senac-MT.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Karina Arruda
































