CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Ser servidor público estadual em MT tornou-se uma luta permanente por respeito, valorização e dignidade

publicidade

ROBERTA DE CÁSSIA
Em meio a reuniões, debates, mobilizações e inúmeras tentativas de diálogo, os servidores públicos estaduais de Mato Grosso voltarão às ruas no próximo dia 25 de maio, reafirmando a força do Movimento Sindical Unificado em defesa do serviço público.

Essa não é uma luta isolada.
É a luta de todas a sociedade  e de todas as categorias que diariamente sustentam o funcionamento do Estado por meio das Políticas Públicas.

É a luta do servidor que atua na segurança pública protegendo a sociedade, do profissional que fiscaliza nas estradas, atende nos postos de saúde,  hospitais, trabalha nas escolas, garante o funcionamento das repartições públicas e executa serviços essenciais que chegam diretamente à população.

São profissionais que dedicaram anos de estudo para ingressar no serviço público por meio do concurso público, que se capacitaram para melhor desempenhar suas atividades  mas que, com o passar do tempo, assistiram ao enfraquecimento de suas carreiras, à perda do poder de compra e ao crescente processo de desvalorização salarial.

Leia Também:  Audiência de Lúdio debate projetos que mudam carreiras e estrutura da Politec em Mato Grosso

Hoje, milhares de servidores convivem com o superendividamento , com o massacre dos consignados ,  consequência direta da ausência de políticas de valorização, das perdas inflacionárias acumuladas e da falta de recomposição salarial adequada. Muitos recorrem às consignações com juros astronômicos  para conseguir fechar as contas do mês e garantir o básico, o mínimo assistencial  para suas famílias.

Enquanto isso, problemas históricos continuam sem solução:
RGA acumulada de quase 20% não paga, progressões travadas, falta de concursos públicos, sobrecarga de trabalho, sucateamento das estruturas públicas e carência de servidores em diversas áreas essenciais e o assédio nas suas mais variadas formas.

Além disso, cresce de forma preocupante a substituição do servidor efetivo por terceirizações e processos seletivos temporários, medidas que fragilizam o serviço público, precarizam relações de trabalho e comprometem a qualidade do atendimento prestado à sociedade. A quem interessa esse desmonte?? Uma pergunta que não quer calar .

O servidor público não pede privilégios.
O que se reivindica é reconhecimento, valorização e respeito por aqueles que dedicam suas vidas ao funcionamento do Estado e ao atendimento da população mato-grossense.

Leia Também:  Instituições se unem para promover a educação na primeira infância

Diante desse cenário, conclamamos todos os servidores públicos estaduais a participarem do grande ato sindical no dia 25 de maio, às 14h, em frente ao TRT.

Mais do que uma manifestação, este será um momento de união, resistência e fortalecimento da luta coletiva.

Nenhum direito foi conquistado sem mobilização, sem luta.
E somente com participação, consciência política e união conseguiremos avançar na defesa dos servidores públicos de Mato Grosso.

Servidores Públicos  o processo eleitoral se aproxima e é preciso  refletir : Voto não tem preço,  tem consequência!!

Carmen Machado
Servidora Pública da Saúde/Aposentada
Presidente da FESSP-MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade