CUIABÁ
Pesquisar
Close this search box.

Mês do Meio Ambiente promove educação ambiental e mobiliza comunidade em Aripuanã

publicidade

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), e a mineradora Nexa, com apoio de diversas instituições.

Durante o mês de junho, Aripuanã foi palco de uma ampla programação voltada à conscientização ambiental, reunindo estudantes, educadores, instituições parceiras e a população em ações que reforçaram a importância da preservação dos recursos naturais e da prevenção aos riscos ambientais.

A iniciativa foi realizada pela Prefeitura de Aripuanã, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM), e a mineradora Nexa, com apoio de diversas instituições.

Ao longo da programação, as ações alcançaram 24 instituições de ensino das zonas urbana, rural, incluindo escolas municipais e estaduais, Centros de Educação Infantil (CEIs), além de instituições como a APAE e o SENAI. As atividades abordaram temas como preservação ambiental, uso consciente da água, arborização urbana, mudanças climáticas e prevenção às queimadas, levando conhecimento e conscientização para públicos de diferentes faixas etárias.

Entre as ações desenvolvidas, destaque para o teatro educativo com o tema “Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas”, realizado nos Centros de Educação Infantil (CEIs), que levou informações importantes às crianças de forma lúdica e interativa. Nas escolas, palestras e oficinas abordaram os desafios ambientais enfrentados pelo município e a importância da participação de cada cidadão na preservação do meio ambiente.

Leia Também:  Condições favoráveis para a lagarta do cartucho acende alerta para safrinha

Outro momento marcante da programação foi o Pit Stop Ambiental, realizado no Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação reuniu moradores para um momento de conscientização e distribuiu aproximadamente 150 mudas, entre espécies de ipê-rosa, maioria das unidades entregues, e jambo. A iniciativa teve grande participação popular e buscou incentivar o plantio e a arborização do município.

A programação também contou com uma Audiência Pública para pactuação do Plano Municipal de Contingência para Situações de Risco e Desastres, reunindo representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, instituições parceiras e sociedade civil. Durante o encontro, foram apresentados diagnósticos, debatidas ações de prevenção e firmados compromissos para a construção do plano que auxiliará Aripuanã no enfrentamento de situações como incêndios florestais, inundações e outros eventos climáticos extremos.

Encerrando as atividades, o Mirante Salto das Andorinhas recebeu uma sessão de cinema ao ar livre com temática ambiental, reunindo cerca de 150 pessoas. A programação contou com a exibição de um filme de animação que aborda, de forma lúdica, a importância da convivência harmoniosa com a natureza, estimulando a reflexão sobre o respeito aos animais, ao meio ambiente e à preservação dos ecossistemas.

Para a prefeita Seluir Peixer, a programação demonstrou a importância da união entre instituições e comunidade na construção de uma cultura de preservação ambiental.

Leia Também:  Agronegócio paranaense ganha protagonismo no cenário nacional e global

“O Mês do Meio Ambiente mostrou que a conscientização começa pela educação. Conseguimos envolver crianças, jovens e adultos em atividades que despertam o cuidado com a natureza e fortalecem a responsabilidade de cada um com o futuro de Aripuanã. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso dessa programação e às pessoas que participaram das ações ao longo do mês”, destacou a prefeita.

A coordenadora de Gestão Social da Nexa em Aripuanã, Thalita Lucena, disse que apoiar o Mês do Meio Ambiente no município é parte fundamental do compromisso com o legado que a Nexa quer deixar para a região. “Por exemplo, ver o engajamento das crianças, dos educadores e de toda a comunidade nos mostra que a transformação social caminha lado a lado com a conscientização ecológica. Parcerias como esta, entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil, são a chave para construirmos um futuro mais sustentável, seguro e preparado para os desafios ambientais. Estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados”, comemorou Thalita.

As iniciativas do Mês do Meio Ambiente em Aripuanã foram viabilizadas por meio de cooperações técnicas estratégicas, que envolveram a Jurupara Socioambiental,  o Instituto Votorantim (IV) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Fotos: divulgação

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade